Inscrições encerradas
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 30 de Março a 19 de Abril de 2022
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 30 de Março a 19 de Abril de 2022
Período
19 de Abril de 2022
Localização
google meet - meet.google.com/byb-tmkd-iur
Modalidade
A Distância
DESCRIÇÃO (APRESENTAÇÃO):
Com este momento, objetiva-se oportunizar a acadêmicos/as, egressos/as, professores e técnicos/as-administrativos/as um momento de interlocução e disseminação de saberes. Por meio desses momentos, a universidade cumpre com seu papel formador, à medida que possibilita uma aula inaugural de temática significativa e atual, que vem ao encontro das demandas e interesses do grupo discente, docente e profissional da região.
O ambiente universitário é um espaço privilegiado, que possibilita a interlocução de diferentes discursos, bem como a produção de novos saberes, implicando assim diretamente na formação profissional.
O psicodrama, criado por Jacob Lev Moreno no início do século XX, apresenta-se como um recurso em que se utiliza da arte dramática para apresentação de conflitos. Por meio do espaço cênico podem ser vivenciadas questões passadas, presentes, futuras individuais, grupais, familiares, sociais.
Moreno (2009) sempre pautou sua ação amparado na crença do poder criador do homem e na capacidade de mudança de si e do mundo à sua volta. Busca o resgate da espontaneidade por meio do rompimento de padrões de comportamento cristalizados, que levam o sujeito a não mais refletir sobre sua vida, suas decisões, comportamentos e ações. Por meio da ação dramática objetiva-se que o sujeito possa responder de forma diferente e refletida, sem cair no automatismo cotidiano.
O Psicodrama busca fazer com que o indivíduo viva em plenitude com suas inquietações psicológico-existenciais e, dessa forma, resgate a liberdade de poder utilizar suas próprias capacidades para existir, para reaprender a utilizar a sua liberdade de forma responsável, para ser o que ele é (ALMEIDA, 2006).