VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen

Inscrições encerradas

As inscrições para o evento já foram encerradas!

De 25 de Fevereiro a 29 de Abril de 2022

Período

De 05 a 06 de Maio de 2022

Localização

URI – Câmpus de Frederico Westphalen - online

Modalidade

A Distância

Submissões

De 25 de Fevereiro a 04 de Maio de 2022

Apresentação

APRESENTAÇÃO:

 

A oitava edição do Seminário Internacional de Educação e Tecnologias consolida-se como um importante espaço-tempo de reflexões acerca de um tema  fundamental: as relações entre educação e tecnologias em um contexto alicerçado em desafios de qualificação dos processos de aprendizagem e de ensino em meio à cibercultura e a novas demandas de formação humana e profissional, as quais exigem reconfigurações de opções metodológicas, reflexões sobre o futuro das instituições educacionais e novas competências de seus profissionais.

 

O evento é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da URI, câmpus de Frederico Westphalen – RS/Brasil, como idealização da linha de pesquisa “Processos educativos, linguagens e tecnologias”, que tem o propósito de oportunizar que alunos e professores do Programa qualifiquem as pesquisas e proposições em torno dessas questões. Dessa forma, o Seminário surge para ampliação das discussões acerca de práticas educativas que se valem de utilização de recursos tecnológicos – especialmente digitais - em metodologias de ensino, bem como da análise crítica dos efeitos, dos objetivos, das limitações e dos desafios que um processo de ensino-aprendizagem alicerçado nas relações entre educação e tecnologias implica.

 

Considerando o êxito na edição de 2021 quando o evento foi realizado apenas no formato on-line e o contexto de pandemia ainda presente, a programação será realizada novamente apenas na modalidade on-line síncrona para os participantes. Com o objetivo de dar continuidade às discussões sobre o eixo básico de sua proposição desde a primeira realização do evento, VIII Seminário terá como tema “Processos educativos, inovação e metodologias disruptivas” e reunirá professores, pesquisadores, pós-graduandos e acadêmicos bolsistas de diferentes IES, para usufruírem de apresentação, reflexão e discussão científica e crítica sobre relações entre educação e tecnologias, considerando o contexto da cibercultura e as novas demandas educacionais a ela associadas.

 

O evento objetiva principalmente ampliar o diálogo acerca dos impactos que a adoção de tecnologias traz aos processos educativos e à formação dos professores, bem como discute as relações entre cibercultura, inovação e aprendizagem.

 

Como forma de otimizar as reflexões, o Seminário está organizado de forma a contemplar comunicações de trabalhos de iniciação científica, pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. Para ampliação do debate, contempla também publicações de anais, acta e e-book com produções científicas dos participantes do evento, buscando ampliar a publicização dos estudos apresentados. Dessa forma, a sistematização do evento procura desenvolver, por meio de conferência, webinários, palestras, painéis e mesa-redonda o tema da pesquisa, constituindo-se uma fonte de qualificação e atualização profissional.

 

OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Oportunizar um momento de discussão acerca das relações entre educação e tecnologias no âmbito de processos formativos da educação.

 

Objetivos específicos:

 

  1. Discutir a formação de professores a partir de perspectivas que assinalem caminhos para a qualificação desses profissionais no contexto da cibercultura e da educação do futuro;
  2.  Refletir sobre experiências de ensino-aprendizagem, na educação básica e no ensino superior, as quais estejam pautadas em metodologias disruptivas e interativas baseadas em uso de tecnologias;
  3. Ampliar os campos de conhecimento acerca das relações entre processos educativos e inovação à luz de reflexões críticas fundamentadas no desenvolvimento científico e em análises contextuais;
  4. qualificar a formação de profissionais da educação, dando-lhes subsídios teórico-práticos acerca das relações entre educação e tecnologias digitais associadas ao contexto da educação básica e do ensino superior no âmbito público e provado;
  5. integrar estudantes, docentes, pesquisadores, extensionistas e pós-graduandos de todas as áreas do conhecimento para ampliação do debate acerca das relações entre educação e tecnologias;
  6. oportunizar espaço de socialização, conhecimento e integração com outras IES e comunidade local e regional como forma de estímulo ao intercâmbio de pesquisas científicas realizadas por instituições do Brasil e exterior;
  7. realizar publicações de trabalhos apresentados no evento, com a produção de anais de resumos, acta com trabalhos completos e e-book com ensaios de palestrantes e autores dos trabalhos destaques do evento.
  8. possibilitar integração da pesquisa, do ensino com a socialização do conhecimento através da extensão.