Inscrições encerradas
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 16 de Setembro a 09 de Outubro de 2025
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 16 de Setembro a 09 de Outubro de 2025
Período
De 23 de Outubro a 01 de Dezembro de 2025
Localização
Os cursos serão realizados em 7 municípios com 20 horas cada (Alpestre, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale e Rio dos Índios)
Modalidade
Presencial
PROGRAMAÇÃO:
Municípios Local Datas
Rio dos ìndios Câmara de Vereadores 23/09 06/10 13/10 21/10
Alpestre Sala da Terceira Idade 24/09 01/10 16/10 03/11
Ametista do Sul Auditório da Prefeitura 25/09 02/10 20/10 05/11
Iraí Bibliotéca Pública Municipal 01/10 08/10 27/10 06/11
Frederico Westphalen Hub da URI 02/10 09/10 23/10 17/11
Palmitinho Câmara de Vereadores 08/10 15/10 03/11 19/11
Pinheirinho do Vale Câmara de Vereadores 09/10 22/10 30/10 24/11
Conteúdo Programático:
Módulo 1: Introdução ao Turismo e Conhecendo a nossa região
1. Definição de turismo e sua importância econômica
2. Características do turismo na região do Médio Alto Uruguai gaúcho
3. Perfil do turista que visita a região
4. História e cultura da região do Médio Alto Uruguai gaúcho
5. Pontos turísticos e atrações da região
6. Gastronomia local e produtos típicos
Ministrante: Fabíula Colatto Rosso
Módulo 2: Comunicação Eficaz ao turista
1. Técnicas de comunicação eficaz para atendimento ao turista
2. Importância da linguagem corporal e não-verbal
3. Como lidar com diferentes tipos de turistas (estrangeiros, idosos, crianças, etc.)
Ministrante: Adriana Folle
Módulo 3: Atendimento ao Turista
1. Técnicas de atendimento ao turista (acolhimento, orientação, resolução de problemas)
2. Como lidar com reclamações e situações difíceis
3. Importância da hospitalidade e do atendimento personalizado
Ministrante: Angélica Balestrin
Módulo 4: Marketing e Promoção Turística
1. Importância do marketing e da promoção turística para a região
2. Como utilizar as redes sociais e outros canais de comunicação para promover a região
3. Desenvolvimento de materiais promocionais e estratégias de marketing
Ministrante: Paulo Picoli
Módulo 5: Workshop
1. Simulação de situações de atendimento ao turista
2. Prática de técnicas de comunicação e atendimento
Ministrante: a definir