Inscrições encerradas
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 12 de Março a 22 de Abril de 2025
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 12 de Março a 22 de Abril de 2025
Período
De 23 a 25 de Abril de 2025
Localização
Atividades presenciais: Universidade Federal da Paraíba e Auditório/Hub da URI-FW, Canal do You Tube para transmissão de conferências online e Salas virtuais do Google Meet para sessões de comunicação
Modalidade
Semipresencial
Submissões
De 12 de Março a 15 de Abril de 2025
APRESENTAÇÃO:
O X Seminário Internacional de Educação e Tecnologias, será uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGEDU da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Câmpus de Frederico Westphalen e o Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ, EDITAL Nº 53/2023 – SECTIES/FAPESQ-PB Apoio à Organização e Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação. Ocorrerá em dois momentos: o pré evento nos dias 10 e 11 de Abril, será realizado de forma presencial na Universidade Federal da Paraíba e o evento oficial nos dias 23, 24 e 25 de abril será realizado de forma presencial na URI Câmpus de Frederico Westphalen. Ambos também com transmissão online.
Nesta edição, tem como tema “Ensinos, aprendizagens e implicações de mídias”, com intuito de contemplar um debate acadêmico com reflexões sobre práticas pedagógicas que se relacionam a distintos processos de aprender e as implicações das mídias, seja no desenvolvimento do educando, seja na problematizar do fazer docente, seja no uso crítico das tecnologias digitais.
É uma idealização da linha de pesquisa “Processos educativos, linguagens e tecnologias”, que tem o propósito de oportunizar que alunos e professores do Programa qualifiquem as pesquisas e proposições em torno dessas questões. Dessa forma, o Seminário surge para ampliação das discussões acerca de práticas educativas que se valem de utilização de recursos tecnológicos – especialmente digitais - em metodologias de ensino, bem como da análise crítica dos efeitos, dos objetivos, das limitações e dos desafios que um processo de ensino-aprendizagem alicerçado nas relações entre educação e tecnologias implica.
No momento, haverá também Lançamentos de Livros e, a posteriori, publicação de trabalhos apresentados nos eventos em Anais (resumos) e Actas (artigos).
O evento organiza ainda apresentações de trabalhos em Eixos Temáticos do X Seminário Internacional de Tecnologias, visando à integração de pesquisas de graduação e pós-graduação com enfoques afins aos temas do evento de forma geral e aos eixos, que são assim definidos:
1. Linguagens, Tecnologias e Inovação: Este eixo explora as interações entre novas linguagens e inovações tecnológicas, com ênfase nas mudanças na comunicação e nos processos educativos. Inclui questões relacionadas a Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), mídias, e inovação educacional.
2. Formação de Professores/as, Educação e Tecnologias: Focado na formação de educadores/as para o uso de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, alinhado às necessidades contemporâneas da educação. Inclui debates sobre Ética, Cultura Digital e o fazer docente/discente, bem como práticas educativas com uso de tecnologias digitais.
3. Políticas Públicas, Educação e Inclusão Digital: Aborda a criação e implementação de políticas públicas que integram a educação às tecnologias e promovem a inclusão digital, de maneira equitativa. Debate ainda os campos do Direito, Educação e Inclusão Digital.
4. Tecnologias Assistivas e Inclusão Educacional: Aprofunda-se no uso de tecnologias assistivas para promover a inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, focando no acesso e na participação plena no processo educacional. Inclui temas ligados a Tecnologias Assistivas e aprendizagem.
5. Gestão Educacional para a Educação Inovadora: Discute estratégias de gestão educacional que fomentem inovação e adaptação às novas demandas tecnológicas na educação contemporânea. Inclui questões como Gestão Educacional para a educação contemporânea inovadora.
6. Organizações Aprendentes e Gestão do Conhecimento: Explora o conceito de organizações aprendentes no contexto das TDICs, e aborda como a gestão do conhecimento pode promover a inovação e o aprendizado contínuo nas instituições. Inclui ainda aspectos articulados a Organizações aprendentes no cenário das TDICs.
7. Ensino On-line e Off-line: Teorias e Metodologias: Aborda as teorias e metodologias que orientam a prática docente tanto no ensino on-line quanto off-line, explorando as potencialidades de cada formato. Inclui também produção de material didático para ensino on-line e off-line.
8. Ética e Subjetividade no Uso de Tecnologias na Educação: Focado na dimensão ética do uso de tecnologias na educação e como elas produzem subjetividade de docentes e discentes. Debate ainda Ética, Cultura Digital e produção de subjetividade.
9. Mídias e Educação: Analisa o impacto das mídias digitais na educação e o papel das tecnologias na construção de novas formas de ensinar e aprender.
10. Inovação e Produção de Materiais Didáticos: Enfatiza a criação de materiais didáticos que aproveitam as tecnologias digitais para fomentar a inovação no ensino, tanto on-line quanto presencial.O evento contemplará palestras com pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais, comprometidos/as com a temática, sob uma perspectiva crítica. Além das palestras, que ocorrerão tanto de forma presencial quanto on-line (síncrona), acontecerão Grupos de Trabalhos, com eixos temáticos que possibilitem que emerjam dali debates sobre a temática em voga.
OBJETIVOS:
- Proporcionar o debate sobre questões contemporâneas na área de das TDICs e Educação, no que tange aos aspectos éticos, epistemológicos e cotidianos que envolvem tal articulação;
- Discutir sobre os rumos e os desafios da educação em um contexto marcado por um cenário capitalista neoliberal que, em muitas situações traz a tecnologia como uma impulsionadora na produção de desigualdades, preconceitos e adoecimento;
- Analisar a contextualização do uso das tecnologias na contemporaneidade, com fins de se utilizar deste artefato com vistas à promoção da cidadania e de uma sociedade crítica e protagonista de suas ações;
- Promover debate científico acerca dos impactos na aprendizagem que uso de telas, mídias, redes sociais e outros mecanismos que indicam influências tecnológicas na aprendizagem - da educação básica ao ensino superior -, no uso ético dessas ferramentas e no fazer docente.