XII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - V CICLO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - SINCOL 2022

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen

Inscrições encerradas

As inscrições para o evento já foram encerradas!

De 19 de Agosto a 11 de Outubro de 2022

Período

De 21 a 23 de Setembro de 2022

Localização

URI

Modalidade

Semipresencial

Submissões

De 19 de Agosto a 21 de Setembro de 2022

Apresentação

APRESENTAÇÃO:

O XII Simpósio Nacional de Educação (SINCOL), V Ciclo de Estudos em Educação, VI Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, promovido pela Universidade Regional Integrada, por meio do seu Programa de Pós-graduação em Educação, aborda “questões emergentes da educação na contemporaneidade - demandas estruturais, formação docente e fluência digital”. Contempla proposições e análises de práticas sobre a relação  entre  desenvolvimento social, tecnologias,  educação, saberes e práticas para a atuação formativa em um cenário de constantes  transformações  decorrentes do neo e ultracapitalismo e o neoliberalismo, da crescente desigualdade social, da configuração de precarização do mercado de trabalho no contexto  mundial. Nesse sentido, é necessário pensar uma formação educativa que possa contribuir para a promoção de respeito ao multiculturalismo e interculturalidade, igualdade/diferença, direitos humanos, globalizações, justiça social e cognitiva, o que está contemplado na diversificada a programação do evento. Este está organizado em quatro eixos temáticos que visam a um diálogo crítico, com análises de proposições educativas de contextos do Brasil e do exterior: Políticas públicas e educação, Formação de professores, Linguagens tecnologias e inovação e Redes Colaborativas. Estes abarcarão GTs de Trabalhos, Minicursos, Painéis Temáticos e Palestras. Realiza atividades complementares ao evento: Encontros de Coordenadores de PPGs para discutir “Os desafios da Pós-Graduação Stricto Sensu para o Quadriênio 2021-2024”; Encontro de Editores de Revistas, Encontro das Licenciaturas, Seminário das Redes de Pesquisa em Educação. Ainda oportuniza o Lançamento de Livros e a publicação de trabalhos apresentados nos eventos em Anais (resumos) e Actas (artigos). 

OBJETIVO:

OBJETIVO GERAL

Socializar e articular estudos e reflexões sobre demandas urgentes da educação no contexto contemporâneo, nos diferentes níveis de ensino, as quais perpassam tanto questões de ordem estrutural e social quanto metodológicas e pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incitar discussão de ações, políticas, espaços e iniciativas de formação de profissionais da educação que visem ao desenvolvimento humano e educacional em diferentes campos disciplinares, de modo integrado e com vistas à revelação de competências e habilidades requeridas no contexto sociocultural atual;

- Desencadear o estudo do paradigma representado pelas ‘questões emergentes da educação na contemporaneidade’ na região do Médio Alto Uruguai, especificamente na cidade de Frederico Westphalen e seu entorno, assim como em outros cenários do contexto nacional e internacional;

- Introduzir a perspectiva da proposição de uma gestão intersetorial que conecta diferentes áreas de atuação do poder público, a partir das demandas e possibilidades dos sujeitos e de seus territórios assim como das demandas educacionais de cada contexto sociocultural;

- Socializar experiências de gestão pública e de formação de profissionais da educação, analisando, especificamente, o papel da escola como instituição formadora, por excelência, de sujeitos capazes de vivenciar o contexto atual, com suas demandas, contradições e desafios associados à empregabilidade, sustentabilidade e autonomia humana;

- Oportunizar que as reflexões lapidadas sobre os distintos cenários educacionais tenham visibilidade e contribuam no processo de leitura da realidade e de qualificação do debate sobre as questões emergentes que envolvem o pensar, o planejar e o agir educativo no contexto contemporâneo;

- Desencadear processos de mapeamento de políticas, serviços, equipamentos que podem contribuir para o enfrentamento das demandas urgentes da educação no contexto atual, potencializando ações intersetoriais e de cooperação entre estado e sociedade.