Inscrições encerradas
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 15 de Maio a 18 de Setembro de 2024
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 15 de Maio a 18 de Setembro de 2024
Período
De 17 a 19 de Setembro de 2024
Localização
Auditório da URI - Câmpus de Frederico Westphalen e salas de aulas
Modalidade
Semipresencial
Submissões
De 01 de Julho a 13 de Setembro de 2024
APRESENTAÇÃO
O evento destina-se a profissionais da Educação e áreas afins, um espaço dinâmico de aprendizagem e conhecimentos, contando com palestras de nível internacional e nacional, apresentação de trabalhos científicos, de experiências educacionais consolidadas, de produção de novos conhecimentos e de publicações de resultados.
OBJETIVOS
Discutir as Políticas Públicas da Educação Básica e Superior nos contextos nacional, regional e local e suas relações com a vida democrática. Socializar e articular estudos e reflexões sobre demandas urgentes da educação no contexto contemporâneo, nos diferentes níveis de ensino, as quais perpassam tanto questões de ordem estrutural e social quanto metodológicas e pedagógicas.
Objetivos Específicos
Debater as Políticas Públicas direcionadas a Educação Básica, nos diversos níveis de estudo de modo a identificar as potencialidades e suas fragilidades, viabilizando a prospecção de alternativas de aprimoramento/modificação.
Discutir as Políticas Públicas voltadas para a Educação Superior em seus distintos níveis com o propósito de conhecer as potencialidades e suas fragilidades, viabilizando a construção de propostas avaliativas e de melhoramento.
Enfrentar o debate sobre os desafios contemporâneos dos compromissos da sociedade com a vida democrática no país, incluindo os espaços escolares no debate das relações de uma sociedade democrática.
Desencadear o estudo do paradigma representado pelas ‘questões emergentes da educação na contemporaneidade’ na região do Médio Alto Uruguai, especificamente na cidade de Frederico Westphalen e seu entorno, assim como em outros cenários do contexto nacional e internacional.
Socializar experiências de gestão pública e de formação de profissionais da educação, analisando, especificamente, o papel da escola como instituição formadora, por excelência, de sujeitos capazes de vivenciar o contexto atual, com suas demandas, contradições e desafios associados à empregabilidade, sustentabilidade e autonomia humana.
Desencadear processos de mapeamento de políticas, serviços, equipamentos que podem contribuir para o enfrentamento das demandas urgentes da educação no contexto atual, potencializando ações intersetoriais e de cooperação entre estado e sociedade.