IX Seminário Internacional de Educação e Tecnologias /2023 Inteligência artificial generativa e educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen

Inscrições encerradas

As inscrições para o evento já foram encerradas!

De 11 de Abril a 19 de Julho de 2023

Período

De 19 a 21 de Julho de 2023

Localização

online

Modalidade

A Distância

Submissões

De 11 de Abril a 17 de Julho de 2023

Conheça os Palestrantes

Conheça os palestrantes do Seminário Internacional de Tecnologias

 

Luiz Motta:

Latino Americano, Brasileiro, Musico de hobby, Mestre em Informática na Educação com muito orgulho pelo IFRS, Campus Porto Alegre, apaixonado pela educação Quase 30 anos como educador/facilitador tecnológico, adoro compartilhar conhecimento. Crente na inteligência coletiva de Pierre Levy, acredita que a união faz a força ou muitas forças. Há quase três décadas como gestor de tecnologias da informação do Colégio Israelita de Porto Alegre. Pesquisador, Cientista da Aprendizagem, atualmente dedicado a pesquisar sobre o aprendizado docente durante a prática educativa.

 

Mario Pool:

Gaúcho, 58 anos, casado, pai de três filhos e natural de Rio Grande. Professor, escritor e pedagogo com formação na área dos multimeios e da informática educativa. Doutor em educação, possui vivência na área do ensino e do ensino a distância com experiências em jogos na educação, juventudes e educação empreendedora, área onde vêm desenvolvendo trabalhos sobre o protagonismo juvenil junto ao grupo de Pesquisa ARGOS (Capes 6) da Faculdade de Educação da PUCRS. No Ensino Básico, participou da implantação de modelos pedagógicos para o ensino fundamental 1 e 2 e do Novo Ensino Médio, aplicando técnicas de gamificação e de desafios educacionais criativos na prática pedagógica. Gestor Educacional há mais de 25 anos é especialista na produção de objetos de aprendizagem, implantação de LMS e design educacional para a educação à distância, tanto no ensino médio como no ensino superior. Como escritor possui diversos trabalhos científicos em publicações nacionais e internacionais, sendo quatro obras relevantes onde fala sobre a adolescência e o mundo digital. Dedica-se com muito prazer na escrita criativa ficcional, é autor de literatura juvenil e adulta, tendo dezoito obras publicadas entre livros autorais e participações coletivas.

 

Karina Nones Tomelin:

Possui Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2016). É Diretora de Qualidade e Inovação na B42, Professora no Instituto Singularidades, Palestrante e especialista em formação docente e projetos de apoio ao discente. Foi Coordenadora do Curso de Psicologia, Coordenadora Pedagógica e responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Metropolitana de Blumenau FAMEBLU/UNIASSELVI - SC (2006-2012). Coordenadora do Núcleo de Apoio Discente e Docente e Coordenadora Pedagógica do Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM - SP (2015-2017), membro da Comissão Própria de Avaliação e Editora da Revista Compartilhe Docência. Coordenadora da Formação docente e projetos de apoio ao discente na Universidade Positivo (2017-2018) e Head de formação docente e apoio ao discente na Unicesumar (2018-2020). Tem experiência na área de Gestão do Ensino Superior, com ênfase em processos pedagógicos atuando principalmente nos seguintes temas: educação do ensino superior, apoio psicopedagógico e educação a distância. Autora do livro: 100 ideias inspiradoras para suas aulas.

 

Rosa Maria Viccari:

Possui doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra (1990). Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Ciência da Computação, principalmente nos seguintes temas: sistemas multiagentes, sistemas tutores inteligentes, informática na educação e educação a distância. Coordena a Cátedra na área de TICs, da UNESCO, na UFRGS.

 

Marcia Corrêa Villarroel:

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unip e EPSIBA/Argentina), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Foi Diretora de Ensino e Diretora de Desenvolvimento Institucional no IFRS Campus Porto Alegre. É líder do grupo de pesquisa "Educação, lnovação e Trabalho", e suas investigações se centram majoritariamente nas seguintes linhas de pesquisa "Estudos em políticas e práticas de Educação" e "Práxis educativa na sociedade digital". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos como ferramentas educacionais aplicadas ao mundo do trabalho na sociedade digital, atuação psicopedagógica institucional na sociedade digital, transmidia e autorregulação da aprendizagem na digitalidade, avaliação e formação profissional no contexto da sociedade digital. Faz estágio pós-doutoral na Escola de Humanidades da PUCRS e é co criadora do projeto educativo Elas em Nós (Youtube). É membro da International Society of The Learning Sciences.

 

Leonardo J. Simón:

Licenciado em Gestão Educativa. Especialista em Educação e Novas Tecnologias (FLACSO). Mestrando em Tecnologia Educativa (UBA). É vice-reitor acadêmico na Universidade Champagnat e Diretor da Especialização em Docência em Entornos Digitais. Foi secretário acadêmico e diretor de educação a distância e integração digital, projetando o Sistema Institucional de Educação a Distância da mesma Universidade. Atualmente é professor da disciplina de tecnologia, ciência e sociedade na Universidade de Mendoza, Argentina. Atuou como Coordenador Provincial do Programa Connect Equality do Ministério Nacional da Educação e Diretor de Políticas de Integração Digital da Direção Geral de Escolas do Governo de Mendoza. Participa como palestrante e palestrante em seminários, congressos e workshops, nacionais e internacionais, sobre temas de Educação Superior, Educação a Distância, Ambientes Digitais e Política de Inclusão Digital. Preparou artigos de divulgação e pesquisa sobre esses temas no âmbito da pesquisa e desenvolvimento em várias organizações e instituições, como Ministério Nacional da Educação, INTEL Educação, Portal Educacional de Mendoza e Universidade Champagnat, entre outros. Realizou consultorias e assessorias em temas de formação e integração de tecnologias na educação para empresas, organizações e instituições educativas como o Ministério de Desenvolvimento Humano, a Associação Ecumênica de Cuyo, o Instituto Nacional de Capacitação em Pastoral Juvenil, B.I.D., Conselho Federal de Investimentos, Diretoria Geral de Escolas, entre outros.

 

Marcelo Leandro Eichler:

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências (UFRGS/UFSM/UNIPAMPA) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e coordenador dos cursos de química da UFRGS (2019-2020). Foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora entre 2010 e 2020; é bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 03/2022. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pelos estudos de agnotologia e pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

 

Marta Vanessa Agila:

Engenheira em Sistemas de Computador e Informática e Mestre em Educação a Distância pela Universidade Técnica Privada de Loja (UTPL), Equador. Diploma de Estudos Avançados, no programa de inteligência artificial, perspectiva conexionista e simbólica da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED), Espanha. Doutorado em Formação na Sociedade do Conhecimento pela Universidade de Salamanca, Espanha. Completou estágios de treinamento e pesquisa na Universita degli Studi Guglielmo Marconi, Itália, no Instituto Tecnológico de Monterrey, México e na St. John's University, EUA. Atualmente é Diretora de Tecnologias para a Educação da Vice-Reitoria da Modalidade Aberta e a Distância da UTPL e também do Laboratório de Realidades Estendidas. É docente da Licenciatura Bimodal nas licenciaturas de Informática, Informática, Sistemas Informáticos e Informática; e pós-graduação, no Mestrado em Educação mencionam Gestão da Aprendizagem Mediada por TIC. Linhas de investigação: e-Learning, m-Learning, competências digitais, aprendizagem ativa, tecnologias emergentes aplicadas à educação; dos quais desenvolveu diferentes projetos de inovação e pesquisa, apresentações em congressos, seminários e publicações em revistas indexadas.

 

Luciano Sathler:

Fundador e Secretário-Geral Executivo de Rectoral Board Institute: uma comunidade acadêmica global com mais de 450 membros signatários, presente em 29 países (www.rectoralboard.com). Diretor Geral de Relações Interinstitucionais da UTPL (Equador), desde 2017. Membro do Grupo de Pesquisa da UTPL em Gestão do Conhecimento nas linhas de Liderança e Governança Universitária. Doutor em Engenharia de Produção - UFSC (Brasil). Pós-doutorando em Integração Acadêmica Birregional – IELAT UHA (Espanha). Especializado em Gestão e Liderança Universitária – Programa IGLU/OUI (Venezuela e Canadá). Professor, pesquisador e assessor técnico em gestão estratégica da governança universitária em 15 países. Presidente do Conselho Superior do Grupo Standard Consultoria Internacional em Educação Superior. Fundador da plataforma Uni-ODS – The Sustainable University (www.uni-ods.org). 25 anos atuando como Dirigente Universitário. Vencedor do Prêmio Interamericano Gilles Boulet de Gestão Universitária, em 2007, concedido pela OUI (Canadá). Relator Geral do Plano de Ação CRES2018, convidado pelo IESALC UNESCO. Nomeado Embaixador da UNA – Universidade Nacional Aberta (Caracas) para a América Latina. Membro da equipe de especialistas internacionais do projeto de políticas públicas MEN RUN junto ao Ministério da Educação - MinEdu da Colômbia. Revisor da revista trimestral Internationalization of Higher Education – Policy and Practice, publicada pela DUZ Academic Publishers, com sede em Berlim. Autor do livro Magnífico Reitor Magnífico, publicado pela editora VISEU (www.magnificoreitormagnifico.com).