Inscrições encerradas
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 18 de Fevereiro a 12 de Abril de 2021
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen
As inscrições para o evento já foram encerradas!
De 18 de Fevereiro a 12 de Abril de 2021
Período
De 15 a 16 de Abril de 2021
Localização
Web
Modalidade
A Distância
Submissões
De 18 de Fevereiro a 08 de Abril de 2021
OBSERVAÇÕES:
|
15 de abril de 2021 – quinta feira
Sala 1 – Formação e atuação docente em tempos
de pandemia
Link de acesso: meet.google.com/kjr-octn-eed
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Juliane Piovesan e Stéfani Medeiros
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Os desafios do uso das tecnologias na pandemia: Uma experiência com o PROEJA: desafios educacionais no contexto pandêmico |
Luciana Oliveira Atanásio |
15h30min |
Diferenças e semelhanças: realidades do processo de ensino-aprendizagem em contexto pandêmico |
Marcelo Rodríguez Cristiane Pereira |
15h45min |
A formação continuada do professor com as tecnologias digitais em tempo e pandemia: novos saberes para a prática docente |
Marta Cristina Barbosa Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
16h |
Formação continuada de professores em tempos de pandemia: grupos colaborativos e recursos digitais |
Juliane Claudia Piovesan Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
16h15min |
O gestor educacional na era tecnológica |
Claudia Teixeira Erran Tauffer |
16h30min |
Desafios de uma prática de ensino de física em tempos de pandemia e ensino remoto |
Taniamara Vizzotto Chaves Estela Mari Santos Simões da Silva
|
16h45min |
Debate final |
17h |
Sala 2 – Desafios educacionais no contexto pandêmico
Link de acesso: meet.google.com/ddz-ysjz-oph
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Adriane Ester Hoffmann e Daniela Veroneze
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Identificando relação entre Objetos de Aprendizagem de Matemática no Scratch e as habilidades da BNCC |
Ana Karen Gonçalves Renata Camacho Bezerra e Clodis Boscarioli |
15h30min |
Lócus regional na EAD a partir das práticas Estudo de Caso e Portfólio – aproximando estudantes mesmo em tempo de isolamento |
Larissa Priscila Bredow Hilgemberg |
15h45min |
As práticas docentes com tecnologias digitais: um olhar sobre os aspectos didáticos durante e pós pandemia |
André Luís Dalla Costa Elisabete Cerutti Glenio Luis de Vasconcellos Rigoni |
16h |
E-fanzine na sala de aula: leitura, produção textual e tecnologias digitais |
Silvana Dal Pizzol da Costa Ana Paula Teixeira Porto |
16h15min |
O dicionário eletrônico on-line como instrumento de mediação na aprendizagem de língua materna |
Manuela da Silva Alencar de Souza |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 3 - Formação de professores, atuação docente e tecnologias digitais
Link de acesso: meet.google.com/abg-qvuq-yan
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Jacinta Marcon e Helen Gandin
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Formação continuada de docentes para o uso de tecnologias digitais: reflexões sobre o programa formação em ação no contexto do estado do Paraná |
Ivânia Almeida Pilonetto Giovanna Pezarico |
15h30min |
As tecnologias digitais e a (trans)formação dos professores para a educação básica |
Rosa Carine Menezes de Mattos Jordana Wruck Timm |
15h45min |
As perspectivas da formação de professores e os desafios para o letramento digital docente |
Jacinta Lucia Rizzi Marcom Ana Paula Teixeira Porto |
16h |
Tecnologias digitais e formação de professores: a dimensão educacional do YouTube |
Francielle de Queiroz Zurdo |
16h15min |
Formação continuada de professores e a escrita ensaística digital |
Carlos Mometti |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 4 - Inclusão educacional, tecnologias e aprendizagem
Link de acesso: meet.google.com/szz-zits-qzb
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Ieda Pertuzatti e Vanice Hermel
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Acessibilidade para deficiente visual em OA - Levantamento de recursos que permitam um melhor compartilhamento e disseminação do conhecimento |
Diogo Ribeiro Garcia Iara Carnevale de Almeida Flávio Bortolozzi Paulo Quaresma
|
15h30min |
A Utilização de Tecnologias Móveis no Contexto Escolar Inclusivo de Estudantes com Deficiência Intelectual do Ensino Fundamental |
Wladimir Ferreira dos Reis Amaralina Miranda de Souza |
15h45min |
O uso do computador e a inclusão escolar da criança com deficiência física, egressa da educação precoce, na educação infantil do sistema público de ensino do distrito federal em tempos de pandemia |
Elizabete Maria de Souza Silva Amaralina Miranda de Souza |
16h |
Formação docente e processo de internacionalização: outras possibilidades |
Ieda Pertuzatti Silvia Regina Canan |
16h15min |
O uso de tecnologias assistivas no atendimento educacional especializado: um olhar nas metodologias ativas |
Silvana Telma de Lima Fritoli |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 5 - Produção de material didático para ensino on-line e off-line
Link de acesso: meet.google.com/itm-qugu-zbw
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Kátia Zardo e Adriano Couto Pereira
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
O material didático como recurso dos orientadores educacionais nas práticas corporais nos cursos de educação física EAD |
Marina Toscano Aggio Thaisa Rodbard Mileo Carlos Alberto Holdefer |
15h30min |
Educação física no ensino remoto: a produção de material didático em tempos de pandemia |
Aniele Elis Scheuermann Claudinara Botton Dal Paz Juliana Maria Rodrigues |
15h45min |
Recursos educacionais abertos (REA) e suas contribuições para o ensino de língua inglesa no ensino médio |
Hellen Boton Gandin Ana Paula Teixeira Porto |
16h |
Material didático com ferramentas técnológicas digitais: podcast e animações como estímulo à aprendizagem |
Katia Zardo Luana Teixeira Porto |
16h15min |
Ensino de história e música: pensando materiais didáticos |
Maria Sarah do Nascimento Brito |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 6 - Práticas educativas com uso de tecnologias digitais
Link de acesso: meet.google.com/pmt-migc-ero
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Elisângela Bertolotti e Nédia Debora de Avila Giacomini
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
A formação no PROERD como espaço para orientação de crianças e jovens em relação ao uso das TDICS |
Nedia Debora de Avila Giacomini Arnaldo Nogaro |
15h30min |
Proposta didática para conceituação de perímetro de uma figura plana através do desenvolvimento da investigação matemática com o software Geogebra |
Tailon Thiele |
15h45min |
A criação de comunidade de aprendizagem como formação continuada para o uso das TICS como ferramentas pedagógicas |
Francisco Gerbson de Oliveira |
16h |
A prática pedagógica e o uso das TDICS como recurso para otimizar a aprendizagem |
Valdecir Francisco Balestrin Arnaldo Nogaro |
16h15min |
A BNCC e a utilização de tdics para o ensino de geometria no ensino médio |
Larine Theisen Marcia Dalla Nora |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 7 - Teorias e metodologias para ensino on-line e off-line
Link de acesso: meet.google.com/ynr-zviu-tip
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Luciano Panosso e Heloísa Dalla Nora
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Ensino híbrido: percepção dos professores em uma universidade comunitária |
Larissa Dalpasquale Eliane Maria Balcevicz Grotto |
15h30min |
Inovações didáticas de aprendizagem |
Mário Francisco Saldanha Neto Siderly do Carmo Dahle de Almeida |
15h45min |
O uso das metodologias ativas por meio das tdic no ensino remoto durante a pandemia |
Antônio Régis Silva Dantas |
16h |
Metodologias ativas na área da saúde: um olhar sobre o ensino e a aprendizagem da anatomia humana |
Luciano Panosso Elisabete Cerutti |
16h15min |
LEPGHU: pensando metodologias de ensino de geografia humana para a educação básica |
Natália Lampert Batista |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 8 – Educação no contexto digital
Link de acesso: meet.google.com/gwx-wsvo-pmw
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Fernando Battisti e Letícia Zanella
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Educação 5.0: entendendo para atender |
Simone Soares Rissato Luci Mary Duso Pacheco |
15h30min |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação e a mente humana: impactos no fazer pedagógico |
Estela Mari Santos Simões da Silva Camila Chiodi Agostini |
15h45min |
Perspectivas da cibercultura no ensino superior: uma análise a partir do contexto de pandemia |
Fernando Battisti Judite Ines Schreiner Gauer Elisabete Cerutti |
16h |
O ensino e aprendizagem diante da complexidade contemporânea: os desafios da educação em contexto digital |
Judite Ines Schreiner Gauer Marivaldo Santos Débora Corrêa Fonseca |
16h15min |
Novas tecnologias educacionais e ensino na área de linguagens: debate acerca da era digital insurgente |
Cassiano Assunção Luana Teixeira Porto |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 9 - Educação contemporânea inovadora
Link de acesso: meet.google.com/yhk-xrfr-fbf
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Aline Caeran e Fernando de Cristo
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Cartilha para orientação do uso de tecnologias digitais no atendimento à distância: um recurso educacional. |
Rita de Cassia Rego Klusener Heloisa Helena Motta Bandini |
15h30min |
Rumos contemporâneos da gestão escolar democrática |
Eduardo da Silva Zachia Alan Juscilene Demarco Kéli Bender |
15h45min |
Gestão educacional e ensino híbrido: desafios da educação contemporânea |
Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli Adriane Ester Hoffmann |
16h |
Brinquedoteca Universitária: ambiente presencial e virtual de aprendizagem |
Geovana Anschau Souza Rosane de Fátima Ferrari |
16h15min |
O gestor escolar e suas contribuições para a qualidade da educação: um estudo a partir de uma Escola Estadual da região Araguaia em Mato Grosso. |
Glayton Paz Camara Silvia Regina Canan Márcio Paz Câmara |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 10 – Educação infantil, cibercultura e TDICs
Link de acesso: meet.google.com/joi-rhsa-chw
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Jeanice Rufino Quinto e Neide de Souza
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
O teatro e a contação de história como recursos didáticos na educação infantil |
Cintia Adriana Sikora |
15h30min |
Criança, infância e as novas tecnologias digitais |
Adriane Graeff Arnaldo Nogaro |
15h45min |
O uso e as contribuições das tecnologias digitais para a prática educativa no processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil |
Arcelita koscheck Jordana Wruck Timm |
16h |
Saberes da docência na educação infantil em tempos de pandemia |
Natana Fussinger Jordana Wruck Timm |
16h15min |
Ciberespaço infantil |
Luiz Claudio Correia Dos Santos Carlos Alberto Vasconcelos |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 11 - Políticas públicas para formação tecnológica de estudantes e professores
Link de acesso: meet.google.com/cpu-qgmr-aqe
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Políticas públicas e formação tecnológica problematizações conceituais |
Claudionei Vicente Cassol Silvia Regina Canan Juliana Vani |
15h30min |
Políticas educacionais de formação de professores no Brasil |
Luéli Aparecida Nascimento de Souza Luci Mary Duso Pacheco |
15h45min |
Formação tecnológica de professores: o que dizem as políticas públicas? |
Jéssica de Marco Silvia Regina Canan |
16h |
Reflexão sobre as políticas públicas educacionais no sistema penitenciário |
Rochana Basso |
16h15min |
PROINFO: política pública de inclusão e formação tecnológica na educação |
Thiago José da Silva |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 12 – Letramento digital e formação discente e docente
Link de acesso: meet.google.com/bzg-iure-iuh
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Chanauana de Azevedo Canci e Bruna Larissa Cecco
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Letramentos críticos, habitus e confecção de atividades na formação inicial |
Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Altair dos Santos Bernardo Júnior |
15h30min |
Formação de professores de linguagens/língua portuguesa em tempos de multiletramentos e hipertextualidade |
Ivonete de Souza Susmickat Aguiar |
15h45min |
Multiletramentos digitais: contribuições a partir de uma experiência de formação de professores |
Michelle Bedin Clodis Boscarioli |
16h |
Reflexões sobre letramento matemático e tecnológico e as práticas e recursos pedagógicos aplicados nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental |
Josiane Marques Gomes Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
16h15min |
O potencial do aprendizado baseado em jogos online e seus benefícios |
Ana Valentina Binotto |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 13 – Gamificação, aprendizagem e ensino
Link de acesso: meet.google.com/yma-gtsn-kzw
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Gamificação e aprendizagem: jogo digital "Dark Stories" como ferramenta educativa |
Marieli Paula Folharim Theisen Ana Paula Teixeira Porto |
15h30min |
Games de literatura para formação do leitor |
Bibiana Zanella Pertuzzati Ana Paula Teixeira Porto |
15h45min |
O jogo na educação física escolar como possibilidade de aprendizado para as vivências humanas |
Alessandra Zanini da Silva Rodrigues Claudionei Vicente Cassol |
16h |
Aprendendo com o aplicativo Graphogame no ensino de língua portuguesa |
Hendy Barbosa Santos |
16h15min |
Jogos lúdicos no ensino da química – uma didática diferente |
Thiago Roberto Baldissarelli |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 14 – Formação, tecnologias e inovação educacional
Link de acesso: meet.google.com/usv-rurt-sem
Data: 15 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Biosofia e formação: possíveis relações entre a vida e a tecnologia |
Jaine da Silva de Almeida Claudionei Vicente Cassol |
15h30min |
Aprendizagem colaborativa alinhada à evolução tecnológica |
Sandra Maria Mariga Bordini Luci Mary Duso Pacheco |
15h45min |
Os booktokers e o ensino de literatura clássica: outras projeções para a formação de leitores |
Daniela Solange Machado Ana Paula Teixeira Porto |
16h |
Oficina de zine: suporte para análise e reflexão sobre a presença do ‘analfabeto endinheirado’ na literatura brasileira e a crise da formação cultural |
Maria Eneida Matos da Rosa |
16h15min |
Saberes e identidades docentes na sociedade da informação |
Ludmilla Paniago Nogueira Claudionei Vicente Cassol |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
16 de abril de 2021 – sexta-feira
Sala 15 – Educação e aprendizagem
Link de acesso: meet.google.com/ndp-qhwt-sgm
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Fernando Battisti e Stéfani Medeiros
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
“Inovação escolar” de 2015-2020 na ANPED Sul: uma análise de publicações e suas aproximações aos princípios freireanos. |
Bruna de Souza Ferreira Viviane Maciel Machado Maurente
|
15h30min |
Veiculações em redes: entre formação e informação |
Gabrieli Schaffer Claudionei Vicente Cassol |
15h45min |
A inserção das formas consensuais de solução de conflitos pelas novas DCNs no curso de graduação em Direito e sua contribuição para autonomia e emancipação da sociedade |
Janaina Rossarolla Bando Daniel Pulcherio Fensterseifer |
16h |
Algumas reconfigurações possíveis sobre o ensino e a aprendizagem da matemática no Brasil |
Ana Patrícia Henzel Richter Elisabete Cerutti |
16h15min |
Humanização na educação: existem (ou não) benefícios? |
Jair Antonio Zancan Silvia Regina Canan |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 16 – Ensino remoto
Link de acesso: meet.google.com/oib-dxde-dmh
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Juliane Piovesan e Fernando de Cristo
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Ensino remoto e inclusão: onde estamos |
Gabrieli Schaffer Juliane Claudia Piovesan |
15h30min |
Ensino remoto e formação continuada de professores da pós-graduação stricto sensu: o local de trabalho como espaço de concepção de novas aprendizagens sobre as tecnologias digitais |
Fabrício Dias de Andrade |
15h45min |
Uma breve análise sobre algumas das tecnologias utilizadas por docentes em tempos de ensino remoto |
Fernando de Cristo Silvia Regina Canan Fernando Battisti |
16h |
Estratégias metodológicas para disciplinas do curso superior de educação física durante o ensino remoto |
Claudinara Botton Dal Paz Juliana Maria Rodrigues Aniele Elis Scheuermann |
16h15min |
Aulas remotas em tempo de pandemia: experiências em uma turma de ensino fundamental no município de Águas Belas - PE |
Daniela Soares Menezes |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 17 – Ferramentas tecnologias e educação
Link de acesso: meet.google.com/qwi-bqcd-vgo
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Elisângela Bertolotti e Helen Gandin
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Dos diários de classe ao Google Meet: educação, ciberespaço e cidadania |
Mariusca Rachevski Eliane Cadoná |
15h30min |
Recursos tecnológicos para compartilhamento do conhecimento do professor para os seus alunos via videoaulas |
Larissa Maiara Barbosa Gomes Iara Carnevale de Almeida Flavio Bortolozzi |
15h45min |
Potencialidades da ferramenta Canva na exploração da leitura |
Ana Paula Teixeira Porto |
16h |
Ensino de língua inglesa a distância no ELLA: uma proposta decolonial |
Giselly Tiago Ribeiro Amado Isabella Zaiden Zara Fagundes |
16h15min |
Os youtubers estão mudando o jeito de ensinar? Enunciações sobre o ensino na plataforma de vídeos Youtube pelas lentes da revista Nova Escola |
Andresa Silva da Costa Mutz Taylise Caroline dos Santos Silveira Raquel Salcedo Gomes |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 18 – Direito, educação e tecnologias
Link de acesso: meet.google.com/pzw-zriv-avd
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Kátia Zardo e Carine Mello da Silva
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Acesso às tecnologias educacionais como direito de formação e justiça social |
Natalia Theisen Claudionei Vicente Cassol |
15h30min |
Alfabetização científica, alfabetização científica e tecnológica e letramento científico: proximidades e distanciamentos |
Aline Lubyi Camila Juraszeck Machado Diovana Aparecida Carvalho da Silva |
15h45min |
Por uma epistemologia da sensibilidade: a arte de educar no limiar do século XXI |
Rubens Gomes Lacerda Bruno Richard Inez Flávia de Araújo Dias |
16h |
A práxis docente no ensino híbrido disruptivo: um olhar a partir dos conceitos de tecnologia de Vieira Pinto e de autonomia de Paulo Freire |
José Henrique Martins de Araújo |
16h15min |
A contribuição dos aplicativos na Educação |
Telmo Saraiva Junior Cliceres Mack Dalbianco Elisabete Cerutti |
16h30min |
O ensino da LIBRAS para crianças ouvintes: bilinguismo infantil pela ótica das tecnologias digitais |
Carine Mello da Silva Ana Paula Teixeira Porto |
16h45min |
Debate final |
17h |
Sala 19 - Sociedade, subjetividades e docência
Link de acesso: meet.google.com/bfs-xgdw-ubr
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Heloisa Derkoski Dalla Nora e Adriano Couto Pereira
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Educação Infantil, Gênero e Sexualidade: apontamentos da literatura |
Willian Edson Tomasi Eliane Cadoná Adriane Bonatti |
15h30min |
Análise da oferta de formação em serviço dos profissionais não docentes das escolas públicas num município do MT |
Silvia Regina de Oliveira Edite Maria Sudbrack |
15h45min |
As tecnologias e o educador contemporâneo: desafios a ser vencidos no campo educacional |
Rodenil Gonçalves de Jesus Débora Corrêa Fonseca Daniel Pulcherio Fensterseifer |
16h |
Da sociedade disciplinar off-line à sociedade de controle on-line |
Flávia de Araújo Dias Bruno Richard Inez Rubens Gomes Lacerda |
16h15min |
Propaganda para a criança: das ausências do protagonismo infantil à construção da subjetividade pelo olhar do/a adulto/a |
Heloisa Derkoski Dalla Nora Eliane Cadoná Willian Edson Tomasi |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 20 – Protagonismo de tecnologias em contextos educacionais
Link de acesso: meet.google.com/rpo-gjff-jmp
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Adriane Ester Hoffmann e Nédia Debora de Avila Giacomini
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Amparo da tecnologia às atividades de TCC em tempos de isolamento social |
Jocelino Antonio Demuner |
15h30min |
A importância da tecnologia e o papel da tutoria na modalidade educação à distância: ensino superior em foco. |
Márcio Paz Câmara Silvia Regina Canan Glayton Paz Camara |
15h45min |
O uso das tecnologias na educação em tempos de pandemia |
Débora Corrêa Fonseca Jaqueline Moll Marivaldo Souza Santos |
16h |
Interfaces entre educação matemática e tecnologias à luz de políticas públicas |
Marcia Dalla Nora Adriane Ester Hoffmann |
16h15min |
Aplicabilidade de recursos tecnológicos como potencializadores do aprendizado escolar sob o olhar discente no ensino médio |
Marijane de Oliveira Soares |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 21 – Inclusão, metodologias e ferramentas tecnológicas
Link de acesso: meet.google.com/vdh-kbaj-ymk
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Luciano Panosso e Natana Fussinger
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Autolesão em adolescentes: como se apresenta no Youtube |
Dilce Cervieri Eliane Cadoná |
15h30min |
O processo de produção de histórias inclusivas |
Cátia Cilene Diogo Goulart Veronice Camargo da Silva Djuly Hanna Diogo Carrion |
15h45min |
Ensino de suporte básico de vida para alunos de curso de graduação em enfermagem |
Widson Davi Vaz de Matos Maicon de Araujo Nogueira Antonia Margareth Moita Sá |
16h |
Aprendizagem baseada em problemas: um novo caminho para o ensino de geografia? |
Ana Paula Kiefer Natália Lampert Batista
|
16h15min |
A comunicação entre profissionais de enfermagem e pacientes com deficiência auditiva ou surdez durante gestação, parto e puerpério |
Márcia Lauxen Caroline Ottobelli Getelina |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 22 – Gestão educacional em contexto de pandemia
Link de acesso: meet.google.com/ius-hkrs-qxn
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Aline Caeran e Luciana Nascimento Crespo Dutra
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Gestão educacional e educação integral: o desafio das novas tecnologias em tempos de pandemia |
Luciana Nascimento Crespo Dutra Luci Mary Duso Pacheco |
15h30min |
O coordenador pedagógico da educação infantil e o uso das tecnologias de informação no cenário da pandemia |
Tatiane Pinto Marques Arnaldo Nogaro |
15h45min |
Fabricação do cotidiano da Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras durante o período de trabalho remoto em função da pandemia da COVID-19 |
Hérica Karina Cavalcanti de Lima Ewerton Avila dos Anjos Luna |
16h |
Mudanças na atuação docente em razão da pandemia enfrentada contra a COVID-19 |
Ana Lucia Tulio Juki Siderly do Carmo Dahle de Almeida |
16h15min |
O uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: um olhar sobre a formação dos professores do Ensino Médio |
Jocélia Nunes Antunes Marcos Morandi |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 23 – Desafios educacionais no contexto pandêmico
Link de acesso: meet.google.com/dqk-futm-exa
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Maria Cristina Aita e Jane Maria Fiori
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Desafios para a formação docente em contexto de pandemia |
Vitória Andriele de Lima Ferraz Lermen Luci Mary Duso Pacheco |
15h30min |
Professor de matemática: os desafios do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do COVID-19 |
Letícia da Silva Vitor Model Renata Camacho Bezerra Eliane Nascimento Pereira |
15h45min |
Desafios enfrentados pelos professores no uso das tecnologias digitais no contexto antes e durante a pandemia |
Aparecida Maria Zem Lopes Carolina de Santis Rogerio Vanessa Paula Alves de Moura |
16h |
A educação infantil e o ensino remoto durante a pandemia: desafios e inovações no planejamento do professor |
Juliana Patrícia Bortolini |
16h15min |
Ensino híbrido e tecnologias digitais de informação e comunicação na área de letras: possibilidades pedagógicas para ensino de literatura |
Cassiano Assunção Luana Teixeira Porto |
16h30 |
Debate final |
16h45min |
Sala 24 – Formação docente e interfaces com tecnologias
Link de acesso: meet.google.com/cfx-opbk-eew
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Erone Lanes e Judite Ines Schreiner Gauer
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Tecnologia e ensino: reflexões e análise sobre a formação docente do curso de licenciatura em Letras/Espanhol do IFSP |
Leandro Gomes Dias Bolivar |
15h30min |
No universo tecnológico, qual deve ser a formação continuada ideal de professores? |
Marivaldo Santos Judite Ines Schreiner Gauer Débora Corrêa |
15h45min |
A formação continuada de professores na transformação das práticas pedagógicas: breves apontamentos |
Erone Hemann Lanes Jordana Wruck Timm |
16h |
A formação de educadores corporativos e as tecnologias digitais |
Wislan Lima Marques Luci Mary Duso Pacheco |
16h15min |
A formação de professores e o uso das tecnologias digitais no contexto escolar |
Cristiane Rodrigues Mendes Jordana Wruck Timm |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 25 – Formação docente, virtualidade e tecnologia
Link de acesso: meet.google.com/pst-mgiu-iih
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
O espaço-tempo de aprender na virtualidade |
Rosane Ferrari Arnaldo Nogaro |
15h30min |
A internacionalização como um meio para a prática da formação tecnológica |
Thais Campos da Silva Silvia Regina Canan |
15h45min |
A dialogicidade na formação permanente por meio de ferramentas digitais |
Pablo Silveira Viviane Maciel Machado Maurente |
16h |
A constituição do leitor no ensino híbrido |
Adriane Ester Hoffmann |
16h15min |
As competências digitais do professor: uma discussão Conceitual para aplicação em tempos de pandemia |
Camila Chiodi Aghostini Estela Mari Santos Simões da Silva |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 26 – Desafios do ensino remoto
Link de acesso: meet.google.com/aej-unho-avv
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Vildes Greolon e Bruna Larissa Cecco
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
|
|
15h30min |
Docência em pandemia: dificuldades apontadas com o ensino remoto |
Bruno Richard Inez Flávia de Araújo Dias Rubens Gomes Lacerda |
15h45min |
Os três momentos pedagógicos no ensino remoto emergencial: uma proposta para aulas sobre evolução humana |
Alessandro Mateus Sloty Clovis Roberto Gurski Camila Juraszeck Machado |
16h |
Os desafios da gestão frente as aulas remotas no espaço escolar |
Marcos Morandi Elisabete Cerutti Jocélia Nunes Antunes |
16h15min |
Debate final |
|
16h30min |
Sala 27 – Ensino remoto, inclusão e políticas públicas
Link de acesso: meet.google.com/bwv-vrsx-ffg
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Chanauana de Azevedo Canci e Caroline Luisa Ludwig Fuhr
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
O ensino remoto é a cloroquina educacional? |
Luis Eduardo Veloso Garcia |
15h30min |
Ensino remoto, letramentos digitais e formação inicial de professor: um relato de experiência |
Sandro Luis da Silva |
15h45min |
Alunos com transtornos do desenvolvimento e as aulas remotas: desafios para a educação inclusiva |
Iana Maria de Carvalho Alves Wanilda Maria Alves Cavalcanti |
16h |
Ensino remoto, políticas públicas e implicações pedagógicas |
Chanauana de Azevedo Canci Caroline Luisa Ludwig Fuhr |
16h15min |
Políticas públicas: alguns conceitos |
Ariele Souza de Vargas Sílvia Regina Canan |
16h30 |
Debate final |
16h45min |
Sala 28 – Experiências educacionais no ensino remoto
Link de acesso: meet.google.com/uvv-ygtm-xgm
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Elisabete do Carmo Dal Piva e Daniela Veroneze
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Os professores estavam preparados para o ensino remoto? Uma análise da legislação e de pesquisas pré e durante a pandemia COVID-19 |
Daniela Jéssica Veroneze Arnaldo Nogaro |
15h30min |
Análise comparativa do ensino remoto na educação infantil de dois municípios |
Jackeline dos Santos Bataglia Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira |
15h45min |
ESA e BNCC: Um encontro entre a metodologia de Jeremy Harmer e as orientações da Base Nacional Comum Curricular no ensino remoto de Língua Inglesa |
Lays Pedroso Pereira Arthur Scapini |
16h |
Experiências do "ensino" remoto na educação infantil: desafios do professor na pandemia do COVID19 |
Juliana Varsóvia Oliveira Peixoto |
16h15min |
Debate final |
|
16h30min |
Sala 29 – Docência, ensino e aprendizagem
Link de acesso: meet.google.com/amu-dnvu-wjm
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Rosilei Kepler e Adriana Schmidt
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Políticas Públicas: um ensaio sobre pesquisa e epistemologia |
Aline Ribeiro Santos Silvia Regina Canan |
15h30min |
Ambientes de aprendizagem na perspectiva de cenários para investigação |
José Marcos Felipe Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
15h45min |
Estado da arte em formação permanente de professores da educação infantil |
Alice Pisoni Viviane Maciel Machado Maurente |
16h |
Alfabetização nos Anos Iniciais: reorganização curricular a partir de temas geradores |
Jeniffer Saldanha de Medeiros Viviane Maciel Machado Maurente
|
16h15min |
Explorando novas possibilidades de ensino/ aprendizagem: a linguística de corpus no processo de aquisição de vocabulário em língua inglesa |
Raquel de Oliveira |
16h30min |
Debate final |
16h45min |
Sala 30 – Tecnologias, aprendizagem e escola
Link de acesso: meet.google.com/uzj-dwix-apj
Data: 16 de abril de 2021
Horário: 15h30min às 17h
Mediação: Jordana Timm
Título do trabalho |
Autor e co-autor |
Horário de apresentação |
Uso de tecnologias para a conscientização e engajamento na redução de resíduos sólidos em uma comunidade escolar |
Regiane Cristina Mareze Sipioni Castione Renata Camacho Bezerra Eliane Nascimento Pereira |
15h30min |
Tecnologias digitais da informação e comunicação na formação docente: elaboração de coreografia didática online |
Jaciele Hosana Santos da Silva Eduarda Fernanda da Costa Pontes |
15h45min |
Planos de carreira, formação profissional e valorização docente |
Liamar Stela Bianchini Viviane Maciel Machado Maurente |
16h |
|
|
16h15min |
|
|
16h30min |
Debate final |
16h45min |