VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen

Inscrições encerradas

As inscrições para o evento já foram encerradas!

De 18 de Fevereiro a 12 de Abril de 2021

Período

De 15 a 16 de Abril de 2021

Localização

Web

Modalidade

A Distância

Submissões

De 18 de Fevereiro a 08 de Abril de 2021

Sessões de Comunicação

 

OBSERVAÇÕES:

 

  1. As sessões de comunicação estão organizadas conforme cronograma do evento, considerando as submissões recebidas e aceitas para apresentação.
  2. São destinados 10min para apresentação oral e 5min para comentários e discussões após cada exposição. Ao final da sessão, são reservados 15min para debate final.
  3. Orienta-se que todos integrantes da sessão permaneçam na sala até o término das discussões.
  4. As sessões serão realizadas pelo Google Meet, cujo link está indicado neste documento antes da grade de cada sessão; para acesso ao Meet, copie o endereço do link e cole na barra de endereços de seu navegador.
  5. Para as apresentações, podem ser usados materiais visuais (como arquivos ppt ou pdf) durante a exposição. Cada participante deve manter aberto o arquivo de apresentação para compartilhar durante a sua exposição.
  6. Cada sessão contará com um mediador, que coordenará os trabalhos e orientará os participantes em caso de dúvidas acerca dos procedimentos.

 

 

 

 

15 de abril de 2021 – quinta feira

 

 

Sala 1 – Formação e atuação docente em tempos

de pandemia

Link de acesso: meet.google.com/kjr-octn-eed

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Juliane Piovesan e Stéfani Medeiros

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Os desafios do uso das tecnologias na pandemia: Uma experiência com o PROEJA: desafios educacionais no contexto pandêmico

Luciana Oliveira Atanásio

15h30min

Diferenças e semelhanças: realidades do processo de ensino-aprendizagem em contexto pandêmico

Marcelo Rodríguez

Cristiane Pereira

15h45min

A formação continuada do professor com as tecnologias digitais em tempo e pandemia: novos saberes para a prática docente

Marta Cristina Barbosa

Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

16h

Formação continuada de professores em tempos de pandemia: grupos colaborativos e recursos digitais

Juliane Claudia Piovesan

Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

16h15min

O gestor educacional na era tecnológica

Claudia Teixeira Erran Tauffer

16h30min

Desafios de uma prática de ensino de física em tempos de pandemia e ensino remoto

Taniamara Vizzotto Chaves

Estela Mari Santos Simões da Silva

 

16h45min

Debate final

17h

 

 

Sala 2 – Desafios educacionais no contexto pandêmico

Link de acesso: meet.google.com/ddz-ysjz-oph

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Adriane Ester Hoffmann e Daniela Veroneze

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Identificando relação entre Objetos de Aprendizagem de Matemática no Scratch e as habilidades da BNCC

Ana Karen Gonçalves

Renata Camacho Bezerra e Clodis Boscarioli

15h30min

Lócus regional na EAD a partir das práticas Estudo de Caso e Portfólio – aproximando estudantes mesmo em tempo de isolamento

Larissa Priscila Bredow Hilgemberg

15h45min

As práticas docentes com tecnologias digitais: um olhar sobre os aspectos didáticos durante e pós pandemia

André Luís Dalla Costa

Elisabete Cerutti

Glenio Luis de Vasconcellos Rigoni

16h

E-fanzine na sala de aula: leitura, produção textual e tecnologias digitais

Silvana Dal Pizzol da Costa

Ana Paula Teixeira Porto

16h15min

O dicionário eletrônico on-line como instrumento de mediação na aprendizagem de língua materna

Manuela da Silva Alencar de Souza

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 3 - Formação de professores, atuação docente e tecnologias digitais

Link de acesso: meet.google.com/abg-qvuq-yan

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Jacinta Marcon e Helen Gandin

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Formação continuada de docentes para o uso de tecnologias digitais: reflexões sobre o programa formação em ação no contexto do estado do Paraná

Ivânia Almeida Pilonetto

Giovanna Pezarico

15h30min

As tecnologias digitais e a (trans)formação dos professores para a educação básica

Rosa Carine Menezes de Mattos

Jordana Wruck Timm

15h45min

As perspectivas da formação de professores e os desafios para o letramento digital docente

Jacinta Lucia Rizzi Marcom

Ana Paula Teixeira Porto

16h

Tecnologias digitais e formação de professores: a dimensão educacional do YouTube

Francielle de Queiroz Zurdo

16h15min

Formação continuada de professores e a escrita ensaística digital

Carlos Mometti

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 4 - Inclusão educacional, tecnologias e aprendizagem

Link de acesso: meet.google.com/szz-zits-qzb

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Ieda Pertuzatti e Vanice Hermel

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Acessibilidade para deficiente visual em OA - Levantamento de recursos que permitam um melhor compartilhamento e disseminação do conhecimento

Diogo Ribeiro Garcia

Iara Carnevale de Almeida

Flávio Bortolozzi

Paulo Quaresma

 

15h30min

A Utilização de Tecnologias Móveis no Contexto Escolar Inclusivo de Estudantes com Deficiência Intelectual do Ensino Fundamental

Wladimir Ferreira dos Reis

Amaralina Miranda de Souza

15h45min

O uso do computador e a inclusão escolar da criança com deficiência física, egressa da educação precoce, na educação infantil do sistema público de ensino do distrito federal em tempos de pandemia

Elizabete Maria de Souza Silva

Amaralina Miranda de Souza

16h

Formação docente e processo de internacionalização: outras possibilidades

Ieda Pertuzatti

Silvia Regina Canan

16h15min

O uso de tecnologias assistivas no atendimento educacional especializado: um olhar nas metodologias ativas

Silvana Telma de Lima Fritoli

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 5 - Produção de material didático para ensino on-line e off-line

Link de acesso: meet.google.com/itm-qugu-zbw

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Kátia Zardo e Adriano Couto Pereira

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

O material didático como recurso dos orientadores educacionais nas práticas corporais nos cursos de educação física EAD

Marina Toscano Aggio

Thaisa Rodbard Mileo

Carlos Alberto Holdefer

15h30min

Educação física no ensino remoto: a produção de material didático em tempos de pandemia

Aniele Elis Scheuermann

Claudinara Botton Dal Paz

Juliana Maria Rodrigues

15h45min

Recursos educacionais abertos (REA) e suas contribuições para o ensino de língua inglesa no ensino médio

Hellen Boton Gandin

Ana Paula Teixeira Porto

16h

Material didático com ferramentas técnológicas digitais: podcast e animações como estímulo à aprendizagem

Katia Zardo

Luana Teixeira Porto

16h15min

Ensino de história e música: pensando materiais didáticos

Maria Sarah do Nascimento Brito

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 6 - Práticas educativas com uso de tecnologias digitais

Link de acesso: meet.google.com/pmt-migc-ero

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Elisângela Bertolotti e Nédia Debora de Avila Giacomini

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

A formação no PROERD como espaço para orientação de crianças e jovens em relação ao uso das TDICS

Nedia Debora de Avila Giacomini

Arnaldo Nogaro

15h30min

Proposta didática para conceituação de perímetro de uma figura plana através do desenvolvimento da investigação matemática com o software Geogebra

Tailon Thiele

15h45min

A criação de comunidade de aprendizagem como formação continuada para o uso das TICS como ferramentas pedagógicas

Francisco Gerbson de Oliveira

16h

A prática pedagógica e o uso das TDICS como recurso para otimizar a aprendizagem

Valdecir Francisco Balestrin

Arnaldo Nogaro

16h15min

A BNCC e a utilização de tdics para o ensino de geometria no ensino médio

Larine Theisen

Marcia Dalla Nora

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 7 - Teorias e metodologias para ensino on-line e off-line

Link de acesso: meet.google.com/ynr-zviu-tip

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Luciano Panosso e Heloísa Dalla Nora

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Ensino híbrido: percepção dos professores em uma universidade comunitária

Larissa Dalpasquale

Eliane Maria Balcevicz Grotto

15h30min

Inovações didáticas de aprendizagem

Mário Francisco Saldanha Neto

Siderly do Carmo Dahle de Almeida

15h45min

O uso das metodologias ativas por meio das tdic no ensino remoto durante a pandemia

Antônio Régis Silva Dantas

16h

Metodologias ativas na área da saúde: um olhar sobre o ensino e a aprendizagem da anatomia humana

Luciano Panosso

Elisabete Cerutti

16h15min

LEPGHU: pensando metodologias de ensino de geografia humana para a educação básica

Natália Lampert Batista

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 8 – Educação no contexto digital

Link de acesso: meet.google.com/gwx-wsvo-pmw

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Fernando Battisti e Letícia Zanella

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Educação 5.0: entendendo para atender

Simone Soares Rissato

Luci Mary Duso Pacheco

15h30min

As Tecnologias da Informação e da Comunicação e a mente humana: impactos no fazer pedagógico

Estela Mari Santos Simões da Silva

Camila Chiodi Agostini

15h45min

Perspectivas da cibercultura no ensino superior: uma análise a partir do contexto de pandemia

Fernando Battisti

Judite Ines Schreiner Gauer

Elisabete Cerutti

16h

O ensino e aprendizagem diante da complexidade contemporânea: os desafios da educação em contexto digital

Judite Ines Schreiner Gauer

Marivaldo Santos

Débora Corrêa Fonseca

16h15min

Novas tecnologias educacionais e ensino na área de linguagens: debate acerca da era digital insurgente

Cassiano Assunção

Luana Teixeira Porto

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 9 - Educação contemporânea inovadora

Link de acesso: meet.google.com/yhk-xrfr-fbf

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Aline Caeran e Fernando de Cristo

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Cartilha para orientação do uso de tecnologias digitais no atendimento à distância: um recurso educacional.

Rita de Cassia Rego Klusener

Heloisa Helena Motta Bandini

15h30min

Rumos contemporâneos da gestão escolar democrática

Eduardo da Silva Zachia Alan

Juscilene Demarco

Kéli Bender

15h45min

Gestão educacional e ensino híbrido: desafios da educação contemporânea

Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli

Adriane Ester Hoffmann

16h

Brinquedoteca Universitária: ambiente presencial e virtual de aprendizagem

Geovana Anschau Souza

Rosane de Fátima Ferrari

16h15min

O gestor escolar e suas contribuições para a qualidade da educação: um estudo a partir de uma Escola Estadual da região Araguaia em Mato Grosso.

Glayton Paz Camara

Silvia Regina Canan

Márcio Paz Câmara

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 10 – Educação infantil, cibercultura e TDICs

Link de acesso: meet.google.com/joi-rhsa-chw

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Jeanice Rufino Quinto e Neide de Souza

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

O teatro e a contação de história como recursos didáticos na educação infantil

Cintia Adriana Sikora

15h30min

Criança, infância e as novas tecnologias digitais

Adriane Graeff

Arnaldo Nogaro

15h45min

O uso e as contribuições das tecnologias digitais para a prática educativa no processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil

Arcelita koscheck

Jordana Wruck Timm

16h

Saberes da docência na educação infantil em tempos de pandemia

Natana Fussinger

Jordana Wruck Timm

16h15min

Ciberespaço infantil

Luiz Claudio Correia Dos Santos

Carlos Alberto Vasconcelos

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 11 - Políticas públicas para formação tecnológica de estudantes e professores

Link de acesso: meet.google.com/cpu-qgmr-aqe
Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler e Judite Ines Schreiner Gauer

 

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Políticas públicas e formação tecnológica problematizações conceituais

Claudionei Vicente Cassol

Silvia Regina Canan

Juliana Vani

15h30min

Políticas educacionais de formação de professores no Brasil

Luéli Aparecida Nascimento de Souza

Luci Mary Duso Pacheco

15h45min

Formação tecnológica de professores: o que dizem as políticas públicas?

Jéssica de Marco

Silvia Regina Canan

16h

Reflexão sobre as políticas públicas educacionais no sistema penitenciário

Rochana Basso

16h15min

PROINFO: política pública de inclusão e formação tecnológica na educação

Thiago José da Silva

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 12 – Letramento digital e formação discente e docente

Link de acesso: meet.google.com/bzg-iure-iuh

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Chanauana de Azevedo Canci e Bruna Larissa Cecco

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Letramentos críticos, habitus e confecção de atividades na formação inicial

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite

Altair dos Santos Bernardo Júnior

15h30min

Formação de professores de linguagens/língua portuguesa em tempos de multiletramentos e hipertextualidade

Ivonete de Souza Susmickat Aguiar

15h45min

Multiletramentos digitais: contribuições a partir de uma experiência de formação de professores

Michelle Bedin

Clodis Boscarioli

16h

Reflexões sobre letramento matemático e tecnológico e as práticas e recursos pedagógicos aplicados nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental

Josiane Marques Gomes

Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

16h15min

O potencial do aprendizado baseado em jogos online e seus benefícios

Ana Valentina Binotto

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 13 – Gamificação, aprendizagem e ensino

Link de acesso: meet.google.com/yma-gtsn-kzw

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Iarana de Castro Gigoski e Natália Fussinger

 

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Gamificação e aprendizagem: jogo digital "Dark Stories" como ferramenta educativa

Marieli Paula Folharim Theisen

Ana Paula Teixeira Porto

15h30min

Games de literatura para formação do leitor

Bibiana Zanella Pertuzzati

Ana Paula Teixeira Porto

15h45min

O jogo na educação física escolar como possibilidade de aprendizado para as vivências humanas

Alessandra Zanini da Silva Rodrigues Claudionei Vicente Cassol

16h

Aprendendo com o aplicativo Graphogame no ensino de língua portuguesa

Hendy Barbosa Santos

16h15min

Jogos lúdicos no ensino da química – uma didática diferente

Thiago Roberto Baldissarelli

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

 

Sala 14 – Formação, tecnologias e inovação educacional

Link de acesso: meet.google.com/usv-rurt-sem

Data: 15 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Elisabete do Carmo Dal Piva e Vildes Greolon

 

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Biosofia e formação: possíveis relações entre a vida e a tecnologia

Jaine da Silva de Almeida

Claudionei Vicente Cassol

15h30min

Aprendizagem colaborativa alinhada à evolução tecnológica

Sandra Maria Mariga Bordini

Luci Mary Duso Pacheco

15h45min

Os booktokers e o ensino de literatura clássica: outras projeções para a formação de leitores

Daniela Solange Machado

Ana Paula Teixeira Porto

16h

Oficina de zine: suporte para análise e reflexão sobre a presença do ‘analfabeto endinheirado’ na literatura brasileira e a crise da formação cultural

Maria Eneida Matos da Rosa

16h15min

Saberes e identidades docentes na sociedade da informação

Ludmilla Paniago Nogueira

Claudionei Vicente Cassol

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

16 de abril de 2021 – sexta-feira

 

 

Sala 15 – Educação e aprendizagem

Link de acesso: meet.google.com/ndp-qhwt-sgm

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Fernando Battisti e Stéfani Medeiros

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

“Inovação escolar” de 2015-2020 na ANPED Sul: uma análise de publicações e suas aproximações aos princípios freireanos.

Bruna de Souza Ferreira

Viviane Maciel Machado Maurente

 

15h30min

Veiculações em redes: entre formação e informação

Gabrieli Schaffer

Claudionei Vicente Cassol

15h45min

A inserção das formas consensuais de solução de conflitos pelas novas DCNs no curso de graduação em Direito e sua contribuição para autonomia e emancipação da sociedade

Janaina Rossarolla Bando

Daniel Pulcherio Fensterseifer

16h

Algumas reconfigurações possíveis sobre o ensino e a aprendizagem da matemática no Brasil

Ana Patrícia Henzel Richter

Elisabete Cerutti

16h15min

Humanização na educação: existem (ou não) benefícios?

Jair Antonio Zancan

Silvia Regina Canan

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 16 – Ensino remoto

Link de acesso: meet.google.com/oib-dxde-dmh

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Juliane Piovesan e Fernando de Cristo

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Ensino remoto e inclusão: onde estamos

Gabrieli Schaffer

Juliane Claudia Piovesan

15h30min

Ensino remoto e formação continuada de professores da pós-graduação stricto sensu: o local de trabalho como espaço de concepção de novas aprendizagens sobre as tecnologias digitais

Fabrício Dias de Andrade

15h45min

Uma breve análise sobre algumas das tecnologias utilizadas por docentes em tempos de ensino remoto

Fernando de Cristo

Silvia Regina Canan

Fernando Battisti

16h

Estratégias metodológicas para disciplinas do curso superior de educação física durante o ensino remoto

Claudinara Botton Dal Paz

Juliana Maria Rodrigues

Aniele Elis Scheuermann

16h15min

Aulas remotas em tempo de pandemia: experiências em uma turma de ensino fundamental no município de Águas Belas - PE

Daniela Soares Menezes

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 17 – Ferramentas tecnologias e educação

Link de acesso: meet.google.com/qwi-bqcd-vgo

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Elisângela Bertolotti e Helen Gandin

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Dos diários de classe ao Google Meet: educação, ciberespaço e cidadania

Mariusca Rachevski

Eliane Cadoná

15h30min

Recursos tecnológicos para compartilhamento do conhecimento do professor para os seus alunos via videoaulas

Larissa Maiara Barbosa Gomes

Iara Carnevale de Almeida

Flavio Bortolozzi

15h45min

Potencialidades da ferramenta Canva na exploração da leitura

Ana Paula Teixeira Porto

16h

Ensino de língua inglesa a distância no ELLA: uma proposta decolonial

Giselly Tiago Ribeiro Amado

Isabella Zaiden Zara Fagundes

16h15min

Os youtubers estão mudando o jeito de ensinar? Enunciações sobre o ensino na plataforma de vídeos Youtube pelas lentes da revista Nova Escola

Andresa Silva da Costa Mutz

Taylise Caroline dos Santos Silveira

Raquel Salcedo Gomes

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 18 – Direito, educação e tecnologias

Link de acesso: meet.google.com/pzw-zriv-avd

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Kátia Zardo e Carine Mello da Silva

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Acesso às tecnologias educacionais como direito de formação e justiça social

Natalia Theisen

Claudionei Vicente Cassol

15h30min

Alfabetização científica, alfabetização científica e tecnológica e letramento científico: proximidades e distanciamentos

Aline Lubyi

Camila Juraszeck Machado

Diovana Aparecida Carvalho da Silva

15h45min

Por uma epistemologia da sensibilidade: a arte de educar no limiar do século XXI

Rubens Gomes Lacerda

Bruno Richard Inez

 Flávia de Araújo Dias

16h

A práxis docente no ensino híbrido disruptivo: um olhar a partir dos conceitos de tecnologia de Vieira Pinto e de autonomia de Paulo Freire

José Henrique Martins de Araújo

16h15min

A contribuição dos aplicativos na Educação

Telmo Saraiva Junior

Cliceres Mack Dalbianco

Elisabete Cerutti

16h30min

O ensino da LIBRAS para crianças ouvintes: bilinguismo infantil pela ótica das tecnologias digitais

Carine Mello da Silva

Ana Paula Teixeira Porto

16h45min

Debate final

17h

 

 

Sala 19 - Sociedade, subjetividades e docência

Link de acesso: meet.google.com/bfs-xgdw-ubr

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Heloisa Derkoski Dalla Nora e Adriano Couto Pereira

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Educação Infantil, Gênero e Sexualidade: apontamentos da literatura

Willian Edson Tomasi

Eliane Cadoná

Adriane Bonatti

15h30min

Análise da oferta de formação em serviço dos profissionais não docentes das escolas públicas num município do MT

Silvia Regina de Oliveira

Edite Maria Sudbrack

15h45min

As tecnologias e o educador contemporâneo: desafios a ser vencidos no campo educacional

Rodenil Gonçalves de Jesus

Débora Corrêa Fonseca

Daniel Pulcherio Fensterseifer

16h

Da sociedade disciplinar off-line à sociedade de controle on-line

Flávia de Araújo Dias

Bruno Richard Inez

Rubens Gomes Lacerda

16h15min

Propaganda para a criança: das ausências do protagonismo infantil à construção da subjetividade pelo olhar do/a adulto/a

Heloisa Derkoski Dalla Nora

Eliane Cadoná

Willian Edson Tomasi

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 20 – Protagonismo de tecnologias em contextos educacionais

Link de acesso: meet.google.com/rpo-gjff-jmp

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Adriane Ester Hoffmann e Nédia Debora de Avila Giacomini

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Amparo da tecnologia às atividades de TCC em tempos de isolamento social

Jocelino Antonio Demuner

15h30min

A importância da tecnologia e o papel da tutoria na modalidade educação à distância: ensino superior em foco.

Márcio Paz Câmara

Silvia Regina Canan

Glayton Paz Camara

15h45min

O uso das tecnologias na educação em tempos de pandemia

Débora Corrêa Fonseca

Jaqueline Moll

Marivaldo Souza Santos

16h

Interfaces entre educação matemática e tecnologias à luz de políticas públicas

Marcia Dalla Nora

Adriane Ester Hoffmann

16h15min

Aplicabilidade de recursos tecnológicos como potencializadores do aprendizado escolar sob o olhar discente no ensino médio

Marijane de Oliveira Soares

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

 

Sala 21 – Inclusão, metodologias e ferramentas tecnológicas

Link de acesso:   meet.google.com/vdh-kbaj-ymk

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Luciano Panosso e Natana Fussinger

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Autolesão em adolescentes: como se apresenta no Youtube

Dilce Cervieri

Eliane Cadoná

15h30min

O processo de produção de histórias inclusivas

Cátia Cilene Diogo Goulart

Veronice Camargo da Silva

Djuly Hanna Diogo Carrion

15h45min

Ensino de suporte básico de vida para alunos de curso de graduação em enfermagem

Widson Davi Vaz de Matos

Maicon de Araujo Nogueira

Antonia Margareth Moita Sá

16h

Aprendizagem baseada em problemas: um novo caminho para o ensino de geografia?

Ana Paula Kiefer

Natália Lampert Batista

 

16h15min

A comunicação entre profissionais de enfermagem e pacientes com deficiência auditiva ou surdez durante gestação, parto e puerpério

Márcia Lauxen

Caroline Ottobelli Getelina

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 22 – Gestão educacional em contexto de pandemia

Link de acesso: meet.google.com/ius-hkrs-qxn

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Aline Caeran e Luciana Nascimento Crespo Dutra

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Gestão educacional e educação integral: o desafio das novas tecnologias em tempos de pandemia

Luciana Nascimento Crespo Dutra

Luci Mary Duso Pacheco

15h30min

O coordenador pedagógico da educação infantil e o uso das tecnologias de informação no cenário da pandemia

Tatiane Pinto Marques

Arnaldo Nogaro

15h45min

Fabricação do cotidiano da Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras durante o período de trabalho remoto em função da pandemia da COVID-19

Hérica Karina Cavalcanti de Lima

Ewerton Avila dos Anjos Luna

16h

Mudanças na atuação docente em razão da pandemia enfrentada contra a COVID-19

Ana Lucia Tulio Juki

Siderly do Carmo Dahle de Almeida

16h15min

O uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: um olhar sobre a formação dos professores do Ensino Médio

Jocélia Nunes Antunes

Marcos Morandi

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 23 – Desafios educacionais no contexto pandêmico

Link de acesso: meet.google.com/dqk-futm-exa

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Maria Cristina Aita e Jane Maria Fiori

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Desafios para a formação docente em contexto de pandemia

Vitória Andriele de Lima Ferraz Lermen

Luci Mary Duso Pacheco

15h30min

Professor de matemática: os desafios do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do COVID-19

Letícia da Silva Vitor Model

Renata Camacho Bezerra

Eliane Nascimento Pereira

15h45min

Desafios enfrentados pelos professores no uso das tecnologias digitais no contexto antes e durante a pandemia

Aparecida Maria Zem Lopes

Carolina de Santis Rogerio

Vanessa Paula Alves de Moura

16h

A educação infantil e o ensino remoto durante a pandemia: desafios e inovações no planejamento do professor

Juliana Patrícia Bortolini

16h15min

Ensino híbrido e tecnologias digitais de

informação e comunicação na área de letras: possibilidades pedagógicas

para ensino de literatura

Cassiano Assunção

Luana Teixeira Porto

16h30

Debate final

16h45min

 

 

Sala 24 – Formação docente e interfaces com tecnologias

Link de acesso: meet.google.com/cfx-opbk-eew

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Erone Lanes e Judite Ines Schreiner Gauer

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Tecnologia e ensino: reflexões e análise sobre a formação docente do curso de licenciatura em Letras/Espanhol do IFSP

Leandro Gomes Dias Bolivar

15h30min

No universo tecnológico, qual deve ser a formação continuada ideal de professores?

Marivaldo Santos

Judite Ines Schreiner Gauer

Débora Corrêa

15h45min

A formação continuada de professores na transformação das práticas pedagógicas: breves apontamentos

Erone Hemann Lanes

Jordana Wruck Timm

16h

A formação de educadores corporativos e as tecnologias digitais

Wislan Lima Marques

Luci Mary Duso Pacheco

16h15min

A formação de professores e o uso das tecnologias digitais no contexto escolar

Cristiane Rodrigues Mendes

Jordana Wruck Timm

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

 

 

Sala 25 – Formação docente, virtualidade e tecnologia

Link de acesso: meet.google.com/pst-mgiu-iih

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Rosane Ferrari e Neide Souza

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

O espaço-tempo de aprender na virtualidade

Rosane Ferrari

Arnaldo Nogaro

15h30min

A internacionalização como um meio para a prática da formação tecnológica

Thais Campos da Silva

Silvia Regina Canan

15h45min

A dialogicidade na formação permanente por meio de ferramentas digitais

Pablo Silveira

Viviane Maciel Machado Maurente

16h

A constituição do leitor no ensino híbrido

Adriane Ester Hoffmann

16h15min

As competências digitais do professor: uma discussão

Conceitual para aplicação em tempos de pandemia

Camila Chiodi Aghostini

Estela Mari Santos Simões da Silva

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 26 – Desafios do ensino remoto

Link de acesso: meet.google.com/aej-unho-avv

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Vildes Greolon e Bruna Larissa Cecco

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

 

 

15h30min

Docência em pandemia: dificuldades apontadas com o ensino remoto

Bruno Richard Inez

Flávia de Araújo Dias

Rubens Gomes Lacerda

15h45min

Os três momentos pedagógicos no ensino remoto emergencial: uma proposta para aulas sobre evolução humana

Alessandro Mateus Sloty

Clovis Roberto Gurski

Camila Juraszeck Machado

16h

Os desafios da gestão frente as aulas remotas no espaço escolar

Marcos Morandi

Elisabete Cerutti

Jocélia Nunes Antunes

16h15min

Debate final

 

16h30min

 

 

Sala 27 – Ensino remoto, inclusão e políticas públicas

Link de acesso: meet.google.com/bwv-vrsx-ffg

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Chanauana de Azevedo Canci e Caroline Luisa Ludwig Fuhr

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

O ensino remoto é a cloroquina educacional?

Luis Eduardo Veloso Garcia

15h30min

Ensino remoto, letramentos digitais e formação inicial de professor: um relato de experiência

Sandro Luis da Silva

15h45min

Alunos com transtornos do desenvolvimento e as aulas remotas: desafios para a educação inclusiva

Iana Maria de Carvalho Alves

Wanilda Maria Alves Cavalcanti

16h

Ensino remoto, políticas públicas e implicações pedagógicas

Chanauana de Azevedo Canci

Caroline Luisa Ludwig Fuhr

16h15min

Políticas públicas: alguns conceitos

Ariele Souza de Vargas

Sílvia Regina Canan

16h30

Debate final

16h45min

 

 

Sala 28 – Experiências educacionais no ensino remoto

Link de acesso: meet.google.com/uvv-ygtm-xgm

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Elisabete do Carmo Dal Piva e Daniela Veroneze

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Os professores estavam preparados para o ensino remoto? Uma análise da legislação e de pesquisas pré e durante a pandemia COVID-19

Daniela Jéssica Veroneze

Arnaldo Nogaro

15h30min

Análise comparativa do ensino remoto na educação infantil de dois municípios

Jackeline dos Santos Bataglia

Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira

15h45min

ESA e BNCC: Um encontro entre a metodologia de Jeremy Harmer e as orientações da Base Nacional Comum Curricular no ensino remoto de Língua Inglesa

Lays Pedroso Pereira

Arthur Scapini

16h

Experiências do "ensino" remoto na educação infantil: desafios do professor na pandemia do COVID19

Juliana Varsóvia Oliveira Peixoto

16h15min

Debate final

 

16h30min

 

 

Sala 29 – Docência, ensino e aprendizagem

Link de acesso: meet.google.com/amu-dnvu-wjm

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Rosilei Kepler e Adriana Schmidt

 

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Políticas Públicas: um ensaio sobre pesquisa e epistemologia

Aline Ribeiro Santos

Silvia Regina Canan

15h30min

Ambientes de aprendizagem na perspectiva de cenários para investigação

José Marcos Felipe

Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

15h45min

Estado da arte em formação permanente de professores da educação infantil

Alice Pisoni

Viviane Maciel Machado Maurente

16h

Alfabetização nos Anos Iniciais: reorganização curricular a partir de temas geradores

Jeniffer Saldanha de Medeiros

Viviane Maciel Machado Maurente

 

16h15min

Explorando novas possibilidades de ensino/ aprendizagem: a linguística de corpus no processo de aquisição de vocabulário em língua inglesa

Raquel de Oliveira

16h30min

Debate final

16h45min

 

 

Sala 30 – Tecnologias, aprendizagem e escola

Link de acesso: meet.google.com/uzj-dwix-apj

Data: 16 de abril de 2021

Horário: 15h30min às 17h

Mediação: Jordana Timm

 

Título do trabalho

Autor e co-autor

Horário de apresentação

Uso de tecnologias para a conscientização e engajamento na redução de resíduos sólidos em uma comunidade escolar

Regiane Cristina Mareze Sipioni Castione

Renata Camacho Bezerra

Eliane Nascimento Pereira

15h30min

Tecnologias digitais da informação e comunicação na formação docente: elaboração de coreografia didática online

Jaciele Hosana Santos da Silva

Eduarda Fernanda da Costa Pontes

15h45min

Planos de carreira, formação profissional e valorização docente

Liamar Stela Bianchini

Viviane Maciel Machado Maurente

16h

 

 

16h15min

 

 

16h30min

Debate final

16h45min