VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Frederico Westphalen

Inscrições encerradas

As inscrições para o evento já foram encerradas!

De 18 de Fevereiro a 12 de Abril de 2021

Período

De 15 a 16 de Abril de 2021

Localização

Web

Modalidade

A Distância

Submissões

De 18 de Fevereiro a 08 de Abril de 2021

Normas e Templates

Instruções para submissão de trabalho

Resumo

  1. O resumo é uma apresentação concisa e seletiva dos pontos relevantes do trabalho e deve ressaltar o que se buscou solucionar e explicar, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho.
  2. Deve ter 250 a 500 palavras.
  3. O resumo deve ser escrito em parágrafo único e conter os seguintes elementos essenciais: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões/considerações. Devem, também, ser indicadas três palavras-chave.
  4. O resumo deve indicar o título do trabalho, nome do autor e co-autor se houver e eixo temático selecionado, texto do resumo e palavras-chave.
  5. O resumo deve ser inserido em arquivo word conforme template indicado abaixo.

 

TEMPLATE DO RESUMO (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO)

 

 

Trabalho Completo

Os apresentadores de comunicação oral poderão encaminhar seus artigos para avaliação da comissão do evento designada especificamente para este fim. Esses textos serão avaliados para publicação em Actas, considerando como critérios de análise a qualidade do texto e da reflexão, a consistência teórico-analítica e a relevância (acadêmica e profissional) do trabalho.

Os autores que desejarem a avaliação de seus trabalhos completos, apresentados sob forma de artigo científico, poderão submeter arquivo, de acordo com as normas a seguir, para avaliação e possível publicação no ACTA do evento.

 

  • a) Os conceitos e afirmações contidas nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • b) Todos os trabalhos que envolvam animais ou seres humanos devem fazer referência ao protocolo de aprovação em nota de rodapé na primeira página do artigo.
  • c) Os textos serão avaliados pela Comissão Científica.
  • d) Os trabalhos devem ser construídos em forma de artigo científico com a seguinte estrutura, sintetizada no quadro abaixo:

Parte pré-textual

  • Título em português
  • Título em inglês
  • Nome do(s) autores(s)
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Abstract
  • Key words

Parte textual

  • Introdução
  • Desenvolvimento, com títulos a cada uma de suas seções, que devem contemplar a discussão e análise do tema proposto com sustentação teórico-crítica
  • Considerações finais

Parte pós-textual

  • Referências, de acordo com as normas da ABNT

 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

1. Os artigos deverão conter no mínimo 8 páginas e no máximo 12 páginas, formatadas em folha A4 e devem ser enviados em Word.

 

2. Os textos devem ser digitados em Word, fonte Arial 12, com alinhamento justificado, com entrada de parágrafo de 1,25cm, espaçamento entre linhas 1,5cm.

 

3. As medidas para as margens de uma folha A4 são: esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm.

 

4. O título do artigo deve ser centralizado, em caixa alta, fonte 12 e em negrito. Os subtítulos deverão ser em negrito e alinhados à esquerda, sem caixa alta. Primeiro apresenta-se o título em português e depois em inglês.

 

5. Abaixo do título, à direita, deve-se apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es). Caso haja mais de um autor, usar uma linha para exposição de cada um.

 

6. Citações de até três linhas devem estar no corpo do texto, entre aspas. Caso as citações ultrapassem três linhas, deverão ser formatadas sem aspas, em fonte Arial, corpo 10, espaço simples e em bloco com recuo de 4cm.

 

7. Após cada citação, deverá vir a sua referência bibliográfica, no sistema autor-data: (SOBRENOME DO AUTOR, data de publicação, número das páginas). Por exemplo: (CANDIDO, 1995, p. 114). Ao final do texto, todas as fontes citadas deverão ser apresentadas nas referências.

 

8. Nas Referências, deve-se seguir as normas da ABNT (NBR-6023). Exemplos:

a) Para livros

SCHÜTZ, Edgar. Reengenharia mental: reeducação de hábitos e programação de metas. Florianópolis: Insular, 1997.

b) Para organizadores

BOSI, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.

c) Dissertações e teses

LOPES, Heitor Silveira. Analogia e aprendizado evolucionário: aplicação em diagnóstico clínico. 1996. 179 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

d) Artigo de revista

ESPOSITO, Italo et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.

e) Artigo de jornal

OLIVEIRA, Walter de. Judô: Educação física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7.

f) Artigos de periódicos on-line

MALOFF, Joel. A internet e o valor da “internetização”. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 1998.

 

9. Notas explicativas ou de rodapé deverão ser evitadas.

 

10. Ao final das Referências, deve-se apresentar uma biografia do autor, destacando-se dados de titulação acadêmica, atuação profissional, projetos de pesquisa e publicações, além de indicar endereço eletrônico. Essa síntese não deve ultrapassar sete linhas. Usar o seguinte modelo:

FULANA DE TAL é graduada em.....

 

11. O texto deve ser redigido em língua portuguesa, modalidade culta, de acordo com as normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

 

Para formatação do artigo, deve-se considerar o template abaixo.

TEMPLATE DO ARTIGO (CLIQUE AQUI PARABAIXAR O ARQUIVO)

 

 

Apresentações

Comunicação Oral:

  1. A comunicação oral será realizada através do GOOGLE MEET, sendo, portanto, uma atividade síncrona em salas de apresentações com a presença de um coordenador de comunicações;
  2. Cada apresentação deverá ser de 15 minutos, havendo, ao final da sessão, momento de debate sob a mediação do coordenador da sessão;
  3. A apresentação deve ser elaborada para com recursos visual (slides do power point, por exemplo) contendo os seguintes elementos essenciais:
  • nome da instituição de origem ou sigla;
  • grupo e linha de pesquisa a que o trabalho está vinculado;
  • título do trabalho;
  • nome do autor e co-autor se houver;
  • órgão financiador do trabalho se houver (FuRI, CNPq, FAPERGS, outros…);
  • conteúdo da apresentação: Introdução/Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

 

Pôster:  para alunos do Programa PIBIC-EM/CNPQ

a) O pôster deve ser elaborado em forma de arquivo conforme layout disponível;

b) A apresentação deve ser elaborada em formato ppt ou pptx (Power Point) pu pdf, contendo os seguintes elementos essenciais:

  • nome da instituição de origem ou sigla;
  • grupo e linha de pesquisa a que o projeto está vinculado;
  • título do trabalho;
  • nome do bolsista;
  • nome do orientador;
  • órgão financiador da bolsa (FuRI, CNPq, FAPERGS, outros…);
  • conteúdo do texto: Introdução/Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

 

 

Resultado das Avaliações das submissões

O resultado das avaliações dos trabalhos submetidos à apresentação será divulgado até 10 de abril de 2021.

 

 

Datas importantes

Inscrições: 18 de janeiro a 12 de abril de 2021

OUVINTES: até 12 de abril de 2021

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: até 15 de março de 2021

Envio do trabalho completo (artigo) para avaliação e publicação no ACTA: até 30 de abril de 2021

 

Arquivos a serem submetidos depois de realizada e paga a inscrição:

a) arquivo de resumo para inscrição na modalidade de apresentação de trabalho

b) arquivo do trabalho completo para quem realizar inscrição para apresentação oral;